Como o aço é feito: da Mineração à Siderurgia

Como o aço é feito: da Mineração à Siderurgia

 

Um dos insumos mais utilizados pela indústria moderna, o aço é um material que precisa ser produzido por não ser encontrado pronto na natureza, como o ouro e a prata.

O aço é uma liga metálica formada de ferro e carbono. Nesta liga, o carbono, originário de carvão mineral ou vegetal, pode apresentar variações de porcentagem entre 0,008 e 2,11%. Já o ferro, é extraído do solo a partir do processo de mineração do minério de ferro.

Os processos de obtenção do aço, baseiam-se na reação do minério de ferro, carvão e cal. De forma geral, podemos citar dois processos de fabricação do aço:

  • Ferro fundido em alto forno;
  • Fundição de sucata em fornos elétricos.

Talvez, você ainda não saiba como o aço é produzido, mas provavelmente já ouviu falar em siderurgia, o setor da indústria metalúrgica dedicada à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos.

Em altos fornos, a fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação.

 

  1. Preparação da carga

O minério de ferro é aglomerado juntamente com o cal. Essa mistura é chamada de sínter. O carvão é anteriormente processado e é chamado de coque.

  1. Redução

As matérias primas são encaminhadas para o alto forno, em atmosfera de oxigênio a uma temperatura 1000°C. O calor gerado, funde a carga metálica e inicia o processo de redução do minério de ferro em ferro gusa, metal líquido. O gusa apresenta alto teor de carbono.

  1. Refino

Processos de aciarias são utilizados para transformar o gusa em aço líquido. Durante o refino, parte do carbono do gusa é removido juntamente com impurezas. O resfriamento ocorre principalmente em equipamentos de lingotamento.

  1. Laminação

Os lingotes são processados por equipamento de laminação e transformados em diversos produtos siderúrgicos.

 

Dependendo do uso a que se destina, o aço recebe a adição de alguns outros componente. É o caso do aço inoxidável, que além de ferro e carbono contém também cromo e níquel. Esses componentes a mais permitem que o aço inoxidável não enferruje e que possa ser usado na fabricação de materiais cirúrgicos, por exemplo.

Hoje em dia, a produção do aço conta com processos automatizados e fornos gigantescos, bem distintos dos registros históricos das primeiras manipulações do metal. Uma longa história está envolvida desde as primeiras peças feitas de ferro.

Uma das características importantes do aço é que ele pode ser reciclável indefinidamente, sem perdas na qualidade ou quantidade. Sua reciclagem é tão antiga quanto a própria história da sua utilização.

 

Está com dúvida? A APLIPOX responde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =