Por que revestir equipamentos contra ataque químico?

Por que revestir equipamentos contra ataque químico?

 

Nas plantas industriais é muito comum nos depararmos com equipamentos sucateados devido aos sinais severos de desgaste químico. Isso se dá pela exposição constante aos contaminantes presentes nessas áreas como produtos químicos, poeiras com teor de minério ou cimentício, altas temperaturas, vibração, impacto, dentre outros fatores que podem desgastar e prejudicar o bom funcionamento dos equipamentos. Por esse e tantos outros motivos que proteger os equipamentos contra ataques químicos é um ponto importante para redução de custos.

 

PARA CONTEXTUALIZAR MELHOR ESSE ENTENDIMENTO, LISTAMOS OS PRINCIPAIS TIPOS DE DESGASTE:

Abrasão

A abrasão é o desgaste causado através dos movimentos contínuos em uma superfície, como a fricção e/ou raspagens.

Cavitação

A cavitação é o desgaste causado a partir da vaporização de um líquido pela redução da pressão, de acordo com a pressão e temperatura que está sujeito.

Corrosão

No geral, a corrosão é o desgaste gradativo de um material que sofre transformação química e/ou física a partir da interferência e interação com o meio em que se encontra.

 

COMO PROTEGER OS EQUIPAMENTOS

Encontramos algumas soluções para melhor proteger os equipamentos contra os desgastes químicos a quais são submetidos no decorrer de seu funcionamento, e uma das formas com melhor custo x benefício, é a proteção com revestimentos industriais de alta performance.

Esses revestimentos possuem em suas composições, cargas especiais para proporcionar melhor desempenho na sua função de proteção.

É muito importante saber quais são as principais exposições que o equipamento é submetido para determinar qual é a melhor resina a ser aplicada, atendendo as expectativas de suas propriedades químicas e mecânicas.

 

03 BONS MOTIVOS PARA PROTEGER EQUIPAMENTOS CONTRA ATAQUES QUÍMICOS

Prolongamento de Vida Útil

Quando protegemos um equipamento contra ataques químicos, o seu desempenho é otimizado, proporcionando melhor funcionamento, maior produção e também o prolongamento da sua vida útil.

Menor tempo de parada

Ao proteger um equipamento, o tempo de parada para manutenção é menor uma vez que as intervenções serão pontuais e preventivas.

Redução de custos

Pode parecer estranho, mas ao proteger equipamentos, reduzimos custos. Sabe por quê?

1) Quando protegemos o equipamento, reduzimos o tempo de parada com manutenção. Isso quer dizer que quanto mais tempo o equipamento está em funcionamento, mais está produzindo.

2) Quando protegemos o equipamento, estamos cuidando para que o mesmo não sofra com desgaste severo, evitando assim, a perda e a substituição do equipamento.

 

Conheça a linha completa de revestimentos da APLIPOX.

 

Gostou do artigo? A sua participação é muito importante para sabermos se estamos no caminho certo. Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − três =