Ataque Químico: O que você precisa saber sobre esse assunto?

Ataque Químico: O que você precisa saber sobre esse assunto?

 

Numerosos componentes do setor industrial são feitos de metal. Com o passar dos dias e por conta de reações químicas com o ambiente, esse material sofre com ataque químico, podendo apresentar diferentes tipos de corrosão, abrasão ou cavitação.

Outros materiais, além dos metais, também passam isso, como polímeros e concreto.

  • O que é Ataque Químico?

Ocorre com o contato direto entre o material e o agente corrosivo, sem a necessidade de solução aquosa. Ela acontece em temperaturas acima do ponto de orvalho, devido à reação com o oxigênio ou outros gases, formando uma fina camada de óxido.

  • O que é corrosão?

A corrosão é um processo de degradação do material com formação de danos causados pelas reações entre o material e o meio ao qual foi exposto, muitas vezes associadas ações mecânicas. Não podemos esquecer que os processos corrosivos levam um tempo para acontecer e que nem sempre degrada o material a ponto de perder a performance, isso somente acontece quando o dano formado impede a funcionalidade do componente, e é por esse motivo que é tão importante revestir os equipamentos para protegê-los.

  • O que é abrasão?

A abrasão é o desgaste que gera perda de massa em uma superfície devido ao movimento contínuo, fricção e/ou raspagens.

  • O que é cavitação?

É o desgaste causado a partir formação e acumulação de bolhas, causado devido a vaporização de um líquido pela redução da pressão, de acordo com a pressão e temperatura que está sujeito.

  • Como evitar o ataque químico?

Por serem processos quase sempre naturais ao ambiente, a melhor opção para evitar que os equipamentos se danificam a partir do desgaste químico, a melhor alternativa para proteger os equipamentos, é realizando manutenção regularmente. Com a manutenção preventiva é possível identificar o problema e destinar o melhor tratamento.

 

Está com dúvida? A APLIPOX responde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =